24 de fevereiro de 2015

ALGUMAS RESENHAS RELÂMPAGO E UMA FALSA EXPLICAÇÃO A RESPEITO DA SENSAÇÃO DE TER VISTO APENAS ALGUNS COMERCIAIS LONGOS DEMAIS QUE EMOCIONAM AO INVÉS DE TER EXPERIENCIADO O ENCONTRO COM AUTÊNTICAS E PERTURBADORAS OBRAS DE ARTE OU NOTAS BREVES SOBRE CINEMA E POLÍTICA






Por Marcelo Ariel

 Interestelar:  O Retorno Aeternum  de  Nietzsche  encontra o princípio de esperança neste filme do Christopher Nolan, perfeitamente válida a renovação do velho e  engenhoso truque que consiste em  misturar  num enredo  apocalíptico ,  ligar ao ecoterror, os destinos da humanidade e um adiamento do fim do mundo costurado pela defesa do afeto nuclear da família americana, rende um bom filme aqui.

Garota exemplar: David Fincher é a decantação-higienização e embrutecimento da poética de Hitchcock, este deslocamento do centro frio e geométrico da selvageria  para as classes altas e média-altas, aqui é realizado de um modo tão engenhoso pelo olhar distanciado e pela cadência etnográfica de David Fincher que nos esquecemos da profunda banalidade do mal. ( Arendt levada para o mundo do consumo)

Birdman : Interações  entre as ambiguidades do mundo psíquico e o onirismo como autoconhecimento no filme de Gonzales Inarratu, existem ao menos três camadas neste filme, uma leitura vida versus arte  seria redutora da camada mais profunda de interpretação. O teatro ( brodway) aqui é apenas uma metáfora das guerras da sociedade do espetáculo contra o ser.

Livre:Do mesmo diretor de Clube de compras Dallas,  é uma espécie de poema épico que ecoa um ensaio de Emerson meio esquecido dentro de um poema de Walt Whitman.  A morte e os mortos  são senhas para o acesso de uma interioridade estraçalhada  adentrar  uma instância do Sagrado , o impessoal tem a  imagem dos mortos porque ele é o amor.


Leviatan :  Sokurov ! Sokurov! Nos livre de tanta diluição disfarçada de profundidade, Amém! Mas guardarei uma lembrança sublime deste filme que nada tem a ver com o filme em si, a chegada do tempo do romance !


“ O cinema encaminhou-se para outros campos, gira em torno de si  e empenha-se em demonstrar sempre  de novo uma esterilidade dificilmente adquirida”

Com Elias Canetti

O fato é que gostei mais das séries do que dos filmes, tenho gostado mais das séries do que dos filmes, vêm aí  A cidade & A Cidade, série da BBC que será de longe o melhor filme de 2016-2017. True dectetive   foi o melhor filme de 2014, com suas mais de 5 horas de duração, fosse exibido no cinema, faria o futuro-atual vencedor do Oscar parecer um piloto muito bem realizado de uma série que jamais foi para o ar.
Parece que até a Rede  Globo se rendeu a esta lógica simples que ela mesma ajudou a criar, quando fez uma versão de Grande Sertão Veredas infinitas vezes melhor do que  a totalidade  das realizações dos cineastas que ousaram adaptar obras de João Guimarães Rosa para a linguagem do cinematógrafo, com  a óbvia exceção do  A hora e a vez de Augusto Matraga de Roberto Santos, que parece ter norteado a versão de Grande Sertão para a TV .


Notas & Notícias



A  versão portuguesa do livro ‘ Mil Platôs’ de Deleuze & Guattari, que a editora 34 lancou aqui em pedaços separados e em Portugal saiu num volume só, se chama por lá ‘ Mil Planaltos’, imagino o que aconteceria se algum senador  lesse o livro inteiro em voz alta durante as sessões do Senado.
Ah, o assunto era cinema e não política, pois bem, nenhuma destas duas coisas existe mais, de qualquer modo, o cinema faz mais falta do que o Senado.

Até a próxima, meus amigos distantes, até a próxima , meus 12 ou 10 leitores, até a próxima...