19 de julho de 2015

Poemas de Orlando Lopes



[Imagem de Hiroshi Sugimoto]




o ato de desenhar
idéias assemelha-se
por vezes
a um ritual de caça

                        uma palavra
                        (ou uma manada
delas)

vaga nas
planícies
de uma
fazenda de ar

(e nós
            agri (doces) cultores
fazendeiros do ar

sedentários (bárbaros)
admiradores da alma

sentimos a
fome ancestral
da palavra nova)

(: palavra
bicho ingênuo (áporo)
que deus faz brotar
(sacro ofício)
da boca pra fora)

:

                        devemos nos acercar
                        da palavra (daquela
                        pela qual se guia
                        a manada) mas
                        como é difícil distingui-la
                        entre tantas peles
                        de lobos e cordeiros

                        somente é possível
                        aproximar-se
                        cercando-se de cuidados

                        é preciso fingir
                        (a) hora que ela é comum
                        (a) hora que ela é sagrada
                         — entre um ponto e
outro
tentar descobrir
de que sub instância
é feito o seu nada)

chega mesmo a hora
em que é preciso dar
um bote
na palavra (o fazendeiro
sibil-vacilante
                        à espreita)


            capturá-la
            de uma só vez
            numa única bocada
            (caçador macunaímico
            : chega uma hora em
            que não pode ter escrúpulos
                        nem
            nenhuma espécie de caráter)

cada poema
guarda as palavras
caçadas (imoladas
despeladas destrinchadas
esquartejadas : deixadas

prontas para serem saboreadas) de uma maneira
diversa
            (a caça é espreitosa
            e o poema — o caçador conhece
            cada recanto de sua fazenda de ar — é
            oportunista (inclusive maldoso
            e perverso : especialmente aquele que é belo)


                                    (há (é claro) poemas fotossintéticos

                                    canibais respeitosos

                                                há mesmo
                                                poemas tão miméticos
que não perdem de vista
as verdades eternas

: densas estrelas anãs
recontam infinitamente
                                                a glória de ser
a certeza dedicada de cada sol
                                                e sua equidistância (pura errância)

                                    há poemas tão pequenos
                                    (bactérias etéreas) e epopéias
                                    gidantescas — memórias de elefantes
                                    cantos de mil baleias)

            : serpentina eterna
            voz de víbora (sedentário caçador
estendendo sua rotina) bem-vinda
às mil bocas indistintas
de nosso inferno


*


PROMETEU (MODERNÉRRIMO) NO CARNAVAL

I

uma vida
cada vida
toda vida

tudo o que
vive

(: os silêncios
que põe
pra fora

e ninguém
ouve
ninguém
vê)

e todo mundo
finge
que não sabe)

os silêncios
da vida de Freud
os silêncios
da vida de Nietzsche

(o silêncio ruidoso
da mesa (cheia)
ao lado
: o silêncio
que não precisa
de espaço)


II

cansado
Prometeu?
nem vem
meu nego

que agora
não é hora
pra arrego

dê
seu berro

a liberdade
vem no grito
aflito

de quem nunca
antes
se divertiu (quase
toda a humanidade
e seu estado
fabro-fibro : febril)

ah
você ainda
se acha
vil?

mas nem és
metal

nem és
venal

(tão ocupado
estavas tu
contigo
que a ninguém
mais

fizeste mal)

intencionalmente

: os acasos
Prometeu

são o que
realmente
fodem a vida
da gente)

pule
pule
pule

Prometeu

um dia
a festa acaba

um dia
você
não será
mais
capaz
de nada

(: por aí
vão dizer
que até
o (a)teu (do teu)
fígado
envelheceu)


*


SILENCIOSA

a bola
rola

chovem
nuvens
artificiais
:
cada ser
humano
ab sol(u)to

em suas
próprias
espirais


*


quando o poeta retorna
de algum longo passeio
por suas vastas fazendas
                                   planícies
                        seus vastos domínios
seus vastos domínios
                                               de ar

precisa firmar bem os pés
no chão:
            corre muito
            o risco de se desequilibrar
            (corre muito o risco
            de ter mágoas demais
            a desafogar (desencantado
            que fica
            ao sentir vacas frias)

            : é o mundo que não o
            reconhece mais (tanto
            mudou um
            na ausência do outro)
            e o desmerece

                        (logo o poeta
                        que no esforço de sub-trair-se
                        ao mundo
                        precisou compreendê-lo
                        em demasia
                        suportando-o nos ombros
                        e apreendendo-o apenas
                        no gesto do próprio punho
                        (em suas plenas
                        mãos vazias
                        nuas
                        frias) :
                        naquilo em
                        que ele mesmo
                        se descrevi(vi)a)

            que não o enaltece
                        não o reconhece

            expulsa-o da cidade
            não o deixa ter companhia
            e tanto mais
            dele escarnece
                                   que o deixa
                                   (ao poeta)
                                   no retalho
                                   da carne viva

por isso o poeta
ao retornar
ao mundo dos vivos
                                   (não mais Pasárgada
                                   nem Arcádia
                                   e muito menos
                                               Utopia)

deve habitar
peremptoriamente
o limbo : deve
                        per
                                   (
                                               de
                                               (da)
                                               r)
                        ambular

como se andasse
num mundo morto
(ele próprio morto)
não procurando mais nada
senão o fio que a Parca
fia
            : apenas reencontrando
            um destino

                                   (coisa que
                                   no latifúndio
                                   de ar
                                               que lhe coubera
                                   nunca soubera
                                   que existia)

voltará a ter espaço
e poderá desfrutar
do tempo
                        :           somente assim
                                   terá anistia


*


AISTHESIS

e nisso
a vida
vem vindo

(perdurando
o instantâneo
tanto
de existir)

e nos trespassando


: vamos sendo
(ou deixando
de ser) nós mesmos
transformados
em poesia

(: é dessa forma
que a vida
deixa de ser
oca – casca
vazia

            apenas

para virar
substância —
coisa a ser
sentida)




Orlando Lopes (Guarapari, 1972) é professor universitário (UFES) e ativista cultural. Publicou Hardcore blues — apocalyptic songs (SPDC/UFES, 1993) e Occidentia — primeira via (Huapaya, 2007). Tem no prelo Occidentia — segunda via, a ser lançado pela editora Cousa. Mais sobre Occidentia: aqui.